Doenças do couro cabeludo

Entende-se por couro cabeludo toda a extensão de pele que recobre a calota craniana, onde está implantado o cabelo, em contato direto com o meio externo este tem função de proteger as estruturas internas como, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, bulbo piloso e outras.

O couro cabeludo é como o solo que nutre o fio de cabelo, por tanto para se ter um cabelo bonito e saudável é essencial que o mesmo se encontre em perfeita saúde.  As doenças do couro cabeludo podem estar ligadas á estresse emocional, falta de  higiene pessoal, contato com utencílios de uso pessoal contaminados (pentes, escovas e toalhas), uso inadequado de produtos químicos, enfim são muitos os fatores que podem desencadear tais doenças. Fungos e bactérias se desenvolvem geralmente em ambientes úmidos e em temperaturas elevadas por isso deve se evitar o uso de cabelo molhado e preso, prática comum entre pessoas com cabelos densos e cacheados, o excesso de creme também contribui para que esses microorganismos se desenvolvam, vale lembrar que os cremes sem enxague devem ser usados apenas no comprimento dos fios (cerca de 10 cm distante da raiz do fio).

Outro fator que contribui para tais doenças são os hormonais, tais disfunções podem causar excesso de oleosidade ou ressecamento do couro cabeludo, quando as glândulas sebáceas responsáveis pela produção de sebo entram em disfunção pode ocorrer quedas consideráveis além do normal que é cerca de 100 fios por dia. A caspa, doença que acomete cerca de 2 a 5% da população também pode ser controlada desde que se siga algumas precauções, vai ai algumas dicas:

- Procure lavar os cabelos com água de morna para fria,
com temperatura por volta de 22°C;

- Não durma com os cabelos molhados e nem úmidos;

- Use xampus específicos para o seu tipo de cabelo e condicionador só nas pontas;

- Não utilize produtos ou medicamentos sem orientação médica;

- Alimente se de forma saudável e beba muita água diariamente;

- Pratique atividades físicas.

Dermatite seborreica ou caspa

A caspa ou dermatite seborreica é muito comum em pessoas do sexo masculino e em adolescentes devido ao estímulo hormonal o tratamento é simples a base de xampus antiflamatórios, ati-fungicos ou normalizadores da descamação, o princípio ativo mais usado nos xampus anti-caspa geralmente é o piritionato de zinco.

A alopecia, nome dado a queda total ou parcial dos cabelos também é um problema enfrentado por grande parte da população e geralmente pode ocorrer por fatores genéticos ou por infecções do bulbo piloso que pode matar a matriz do pêlo resultando em uma queda definitiva do cabelo. A cauvicie masculina na maioria das vezes esta ligada a fatores hormonais e é de fundo genético, o uso de medicamentos auxilia na manutenção dos cabelos ainda presos ao couro cabeludo mas não eliminam o problema.

Hoje é possível encontrar em salões diferenciados tratamentos a base de ervas e argila branca e essências que tratam o couro cabeludo e eliminam as dermatites mais comuns do couro cabeludo. O fator estresse é um dos mais relevantes quando se trata de doenças do couro cabeludo por isso a dica que dou é: fuja do estresse, faça algo que lhe de prazer e o mais importante, caso você observe qualquer anormalidade no couro cabeludo um médico dermatologista devera ser procurado, somente ele poderá receitar medicamentos que irão sanar qualquer problema.

Sobre claudiosilvacab

Sou cabeleireiro a 17 anos e criei esse blog para mostrar um pouco do meu trabalho e tragetoria.... espero que as postagens sejam uteis ao meus visitantes. abraços
Esse post foi publicado em Beleza. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Doenças do couro cabeludo

  1. Italo Cesar disse:

    Dr., tenho 15 anos e tenho o mesmo problema mas jah usei todo tipo de xampoo, e mesmo assim continua caindo “coisas” brancas. o que que eu faco?

    • Olha amigo Italo, é importante saber em primeiro lugar se vc ja procurou um médico dermatologista? Pois na sua idade é comum que as glandulas sebaceas produzam sebo em maior quantidade devido as alterações hormonais, o que é normal pois a partir dos 18 anos isso diminui certo, o uso de água muito quente, bonés, gél. cremes em excesso tudo facilita e a lavagem da cabeça deve feita de maneira minuciosa existem também produtos de uso profissional especificos para esse tratamento posso indicar o lilif terapy da Mac Paul é fantastico o resultado, cuide da alimentação também pois é muito importante, entra no site http://www.macpaul.com.br/2009/pt/trat/32-therapy e confira o produto. Abraços e tudo de bom.

  2. socorro carvalho disse:

    Oi me entereço por quauque novedade sobre doeças do couro cabeludo

  3. raiza dos santos disse:

    Ola como vai meu nome e raiza e tenho 22anos tenho caspa e ja tratei,no medico nao deu resultado comprei um shampoo por contra propria e acabou mas ai que esta o problema vai e volta gostaria da sua opiniao atenciosamente.

    • Ola raiza tudo bem? Olha infelizmente a caspa é um problema que tem que ser tratado constantemente e não devemos descuidar, evitar sempre banho quente, alimentos gordurosos, dormir com cabelos umidos, evitar cremes no couro cabeludo, cuidar da alimentação e beber muita água, use produtos adequados. Existe no mercado um produto chamado Lelif Terapy da marca Mac Paul, é excelente eu uso nos meu clientes e o resultado é fantastico, o tratamente recomendado é de 4 seções, uma por semana. Vale a pena vc conhecer. Cuide se abraços.

  4. Nathalia disse:

    oi doutor meu nome e nathalia eu tenho 15 anos tenho caspas. eu uso o shampoo antecaspa
    diariamente mas quando eu espero o outro dia pra lavar a cabeça volta um pouco de caspa. Eu to achando que e o creme que passo no cabelo. oque vc me diz?

Deixe uma resposta

